TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
E-PROINFO 120
CURSISTA – JUSSIARA LOPES DE ALMEIDA VASCONCELOS
TUTORA – THANYA DIAS
ATIVIDADE 2.2 TEXTO SOBRE HIPERTEXTO
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido. |
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Percebo o Hipertexto, como textos com links, os quais, permitem ao leitor detalhes sobre os assuntos referidos no texto, com o objetivo de aprofundar o conhecimento, e a compreensão do texto inicial, sem alterar o contexto. A considero uma excelente ferramenta para ser trabalhada com o alunado. A navegação livre é uma ferramenta muito importante, pois nos proporciona com muita rapidez informações necessárias. Através do hipertexto, podemos navegar pela net, interagir com outros links, ampliando o conhecimento, buscando outros horizontes.Vejo de forma positiva essa navegação, acho fantástico, sobre quase tudo sempre há algo, porém, devemos fixar nossos objetivos para não desviar do foco, principalmente quando se refere a trabalhos com o alunado, para que não se distraiam, deve-se determinar o tempo da realização das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário